Folheando Indica: Livros Para o Vestibular

4 comentários:
Olá folheadores, sei que está meio cedo para falar de vestibular, mas sei também que muitos assim como eu, já estão se preparando. E como sabemos, em algumas provas, são exigidos a leitura de alguns clássicos da literatura, hoje irei falar dos principais exigidos, nos principais concursos do país. Acompanhem aqui:

Iracema
Autor: José de Alencar
Onde Comprar: Submarino
Sinopse:O romance conta, de forma poética, o amor quase impossível entre um branco, Martim Soares Moreno, pela bela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e de cabelos mais negros que a asa da graúna e explica poeticamente as origens da terra natal do autor, o Ceará. 





O Cortiço
Autor: Aluísio de Azevedo
Onde Comprar: Submarino
Sinopse: Retrato implacável da sordidez e dos vícios humanos na obra-prima do naturalismo. Os destinos e as transformações de João Romão e de Jerônimo. Um painel de ambientes, sons, cores, cheiros e formas.





Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Onde Comprar:Submarino
Sinopse: Em Vidas Secas, o autor se mostra mais humano, sentimental e compreensivo, acompanhando o pobre vaqueiro Fabiano e sua família com simpatia e uma compaixão indisfarçáveis. Além de ser o mais humano e comovente dos livros de ficção de Graciliano Ramos, Vidas Secas é o que contém maior sentimento da terra nordestina, daquela parte que é áspera, dura e cruel, sem deixar de ser amada pelos que a ela estão ligados teluricamente. O que impulsiona os seres desta novela, o que lhes marca a fisionomia e os caracteres, é o fenômeno da seca. 

Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
Onde Comprar:Submarino
Sinopse: Os Capitães da Areia são um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, há uma seqüência de pseudo-reportagens, explica-se que os Capitães da Areia são um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como os adultos antes do tempo que são.


A Hora da Estrela
Autor: Clarice Lispector 
Onde Comprar: Submarino
Sinopse: Entre a realidade e o delírio, buscando o social enquanto sua alma a engolfava, Clarice escreveu um livro singular. A Hora da Estrela é um romance sobre o desamparo a que, apesar da linguagem, todos estamos entregues.





Bom folheadores, esses são alguns livros. A lista de livros para o vestibular é muito extensa, mas se vocês gostarem posso dar continuidade e a cada semana postarei uma lista com outros livros exigidos.  A maioria destes acima já li, apesar da escrita que dificulta e muito, pois naquela época a escrita era bem diferente dos dias de hoje, os autores desta desta geração se preocupavam em abordar o cotidiano, a vida das pessoas mais humildes, e na maioria dos livros tem algum fator ligado ao romantismo. Espero que vocês gostem deste tipo de post, e que folheiem muito. Beijo!





4 comentários:

Cade Meu Chapéu disse...

Ler as obras indicadas pro vestibular podem te fazer ganhar pontos e se classificar. Digo isso por experiência própria.
Beijos
Luíza
http://cademeuchapeu.com

Folheando Livros disse...

Isso. É sempre muito bom você saber algo a mais, e geralmente em concurso você tem muito mais chances se tiver lido alguma das obras indicadas, é sempre valido.
Beijo!

Renata Gatto disse...

Já li "O cortiço" há alguns anos. Concordo que o tipo de escrita é um pouco arcaico, mas até isso nos enriquece como leitores, não é mesmo?

www.vermelhizando.blogspot.com.br

Folheando Livros disse...

Falou tudo! Enriquece mesmo, te contar que quando li Iracema, usei um dicionario ao lado. Tinha muita palavra desconhecida, mas ajuda muito muito a enriquecer o vocabulário. Beijo!!

Postar um comentário

Alessandra Alves, baiana, 18 anos.. Folheadora assumida, usa os livros para fugir da realidade. Acadêmica de Direito, pretende viajar o mundo com apenas uma mochila e centenas de livros.. {mais?}

Seguidores

Arquivo

Folheando no face

O que estou lendo

Parceiros

Parceiros

Link-Me


 

Layout desenvolvido exclusivamente para o Folheando Livros por Tarcila Lima. Veja o portfólio.